Eleição
e cidadania
Introdução
Teremos
alguns dias pra ter um novo (a) prefeito (a) municipal em nosso
município. Através deste trabalho que abordarei a vocês a seguinte
questão, quero saber como está nosso pensar, raciocinar, e refletir
sobre os candidatos nesse ano, já que daqui a alguns anos ou até
esse ano alguns de vocês irão votar.
Sempre
lembrando que a cidadania faz parte de nosso ser e aprendizado.
Elaboração
Aplicar
para o 6° ano, 7ª série e 8ª série.
Pegar
02 alunos de séries diferentes para representar os candidatos, cada
aluno de forma distinta (comportamento, aceitação, preceitos e
ética).
Depois
que os alunos verem quais são as pessoas e suas propostas, falar
para eles irem a umas 03 pessoas (professores, direção, motoristas,
merendeiras) e perguntarem a elas qual a opinião delas a esses 02
candidatos. Falar para os alunos escreverem no processador de texto a
opinião delas.
Aluno
01: não vai a festas, mas conversa e se dá bem com todo mundo,
não importa se é tempo de eleição ou não. É uma pessoa simples,
que ajuda as pessoas e tem um bom comportamento e educação.
Apresenta propostas reais para cada comunidade e não fala mal do
opositor. Não dá dinheiro ou combustível a ninguém em troca de
voto.
Aluno
02: nunca foi nada na política, compra as pessoas com bebidas em
festas e também da combustível em troca de votos. Fala mal dos
adversários falando que eles roubam e não fazem nada. Apresenta
propostas, não muito reais com a comunidade e o município.
Processo
- Dividam-se em grupo de 04 pessoas, onde cada grupo fará uma lista com os problemas existentes em nosso município e em nossa comunidade;
- Depois observe as propostas dos candidatos e vejam se há algo questão prometendo que resolva algum problema listado por vocês;
- Anotem o que os candidatos estão propondo bem como problemas e as soluções apresentadas pelos mesmos.
- Depois façam uma crítica sobre o que foi dito pelos candidatos, levando em conta as possibilidades reais de tais promessas serem cumpridas;
- Vocês terão 15 min. para apresentarem suas produções: Crítica, pesquisa e dificuldades encontradas!
- Teremos 01 aula uma para as apresentações e outra para discussões.
- Usar PowerPoint, Excel, Word, todas as ferramentas que tem possibilidade de usar na sala de informática.
Após
as correções feitas pelo professor, os materiais serão postados no
blog do professor.
Avaliação
Esta avaliação será
processual e terá o valor de 10,0pontos. Obedecendo aos seguintes
critérios:
CRITÉRIO
AVALIATIVO
- Participação e interesse do grupo
- Colaboração durante a coleta de dados entre os componentes do grupo
- Pesquisa e Organização
- Criatividade e Clareza na parte escrita e verbal.
Conclusões
Diante
da atual situação social brasileira, é necessário cumprirmos o
nosso papel de cidadão, por isso se fez necessário o nosso trabalho
de investigação e crítica sobre as propostas dos candidatos.
Agradeço a dedicação e empenho de todos!
E
como a cidadania é um processo em constante construção, vamos
continuar atentos, refletindo sobre as propostas dos nossos
políticos, estarmos sempre atualizados, assistindo aos noticiários
e debates, e ampliando nossas discussões em sala de aula!
Referencias
Vídeo
da musica “que país é esse”, e também vídeos do TRE falando
sobre eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário